Inscrição para Conselho Gestor de saúde eleição no SUS, Endereçados se inscrevam!

 O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde. Criado em 1937, sua missão é fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde. As atribuições atuais do CNS estão regulamentadas pela Lei n° 8.142/1990.

 

           O conselho é composto 48 conselheiros(as) titulares e seus respectivos primeiros e segundos suplentes, que são representantes dos segmentos de usuários, trabalhadores, gestores do SUS e prestadores de serviços em saúde. Além do Ministério da Saúde, fazem parte do CNS movimentos sociais, instituições governamentais e não-governamentais, entidades de profissionais de saúde, comunidade científica, entidades de prestadores de serviço e entidades empresariais da área da saúde.

 

           O CNS tem eleições a cada três anos para escolher seus membros, que podem se candidatar seguindo as regras regimentais. A presidência do órgão é eleita entre os próprios conselheiros e conselheiras. Dentre as principais atribuições, o CNS é responsável por realizar conferências e fóruns de participação social, além de aprovar o orçamento da saúde e acompanhar a sua execução, avaliando a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde. Tudo isso para garantir que o direito à saúde integral, gratuita e de qualidade, conforme estabelece a Constituição de 1988, seja efetivado a toda a população no Brasil.

 

Informações
(61) 3315-2150 | 3315-3821
cns@saude.gov.br
Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Anexo B. Sala 104B.
CEP:70058-900 – Brasília (DF)


MarcosNorthCoast Concorre Eleição de Gestores de Saúde pela Unidade do AMA JD Joamar, Posto de Saúde, As Inscrição estão aberta em Todo Pais. 
Faça Inscrição no Hospital o Posto que Represente seu Bairro, Cidade, Aldeia em Todo Território Nacional.
 Dia eleição 30 á 31 Março



Comentários

Flag Hit Counter